Knitwear e seu avanço tecnológico na moda esportiva

KNITWEAR E SEU AVANÇO TECNOLÓGICO NA MODA ESPORTIVA

Na ultima edição da Spinexpo, o foco foi a sustentabilidade e a aposta na tecnologia. A busca incessante por experiências sensoriais apoiadas na inovação, amplia cada vez mais as pesquisas e desenvolvimentos de fibras resistentes e antibacterianas. A feira deu destaque para os sintéticos que se adaptaram a roupas especiais para práticas de esportes. Elas são perfeitas para tecelagem de artigos ultraleves, mas com alta potência nas suas propriedades térmicas. Vale ressaltar que a aposta do mercado têxtil está avançando na reutilização de matérias-primas com metas de zero desperdício. Esta evolução tecnológica arriscou nas fibras que se adaptaram perfeitamente a uma tecelagem de roupas esportivas com alta performance. 

Efeitos tridimensionais e Pontos com texturas

O conceito de tecnologia está representado na retilínea através das malhas com técnica de costura e na valorização das texturas com efeitos 3D. As pesquisas e desenvolvimentos buscam um incessante ajuste dos fios com a regulagem das máquinas e técnicas avançadas de programação. Aqui são considerados aspectos como a alta resistência, o conforto e a funcionalidade dos pontos em relação a sua aplicabilidade em produtos esportivos.

Os protótipos foram selecionados pelo seu desempenho no uso e privilegiaram o efeito de segunda pele. O objetivo é o alto desempenho do atleta. Chamamos atenção que a tecnologia das máquinas de peça pronta beneficia o setor produtivo do segmento. O operacional fica mais enxuto, objetivo, ágil e com isso mais competitiva.

Shima Seiki | Jo Bee

Peças de alta performance

A Nike apostou em uma coleção especial para a prática de Yoga. Fios com alta elasticidade aliados como técnicas de tecimentos sem costura são valorizados em pontos trabalhados com detalhes vazados e intársia. A adidas é outra marca que investiu em peças especiais que priorizaram experiências com design inovador e shapes que se ajustam ao corpo.

Conforto foi o objetivo principal. Imagine recortes tecidos diretamente na máquina. Técnicas de programação eliminaram como motivações da modelagem. quanto coloridas quanto mais neutras e como estampas geométricas.

Adidas Stella McCartney | Nike

Tops esportivos foram privilegiados com a tecnologia através de pontos trabalhados planejados estrategicamente para valorizar a modelagem. Pontos e regulagens de máquina bem estudadas, acompanham as curvas naturais do corpo. Como técnicas de programação trabalharam um favor do desenvolvimento destes produtos, descreve o design. Um bom exemplo foram como nervuras regulamento no busto do top da Nike. A Adidas deu ênfase aos Jacquares, como misturas de cores vibrantes e aos pontos com texturas e efeitos 3D.

Programas de retilínea inteligentes pensaram na estética criativa, sem deixar de lado como modelagens que privilegiaram uma flexibilidade. 

Nike | Adidas Stella McCartney | GCDS

Imagens: Divulgação e Reprodução.

Quer saber mais?

A  Fashion Ideas  é uma empresa de pesquisa de tendências, edição de conteúdo, consultoria e mentoria estratégica focada no desenvolvimento e qualificação dos negócios de moda. Nossa plataforma tem como propósito ser um suporte para a indústria de moda feminina abrangendo Vestuário, Malharia Retilínea, Moda Íntima, Plus Size e Fitness. Clique na imagem abaixo e venha nos conhecer!

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
SIGA-NOS!
Newsletter

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na fenin?

Inscreva-se!

    Destaques
    Popular
    tags
    Mais Lidos da Semana