5 TENDÊNCIAS – FASHION WEEK INVERNO 2023

As semanas de moda referentes ao inverno 2023 ocorreram em meio a um cenário conturbado e contraditório: por um lado, a pandemia – que já demonstrava sinais de estabilidade, mas ainda pedia prudência, por outro, as pessoas se viram regadas por uma rotina de escapismos e uma enorme vontade de se expressar. Assim, os designers buscaram e ofereceram refúgios por meio de suas criações, confirmando visualmente os antagonismos do mundo moderno: a busca por estabilidade e a intensidade da ousadia e do inesperado. Nas passarelas, esses cenários se revelaram por meio de cores e formas, ora extravagantes e ousadas, ora discretas e tradicionais. O resultado da nossa curadoria e análise você pode ver abaixo.Veja abaixo 5 tendências para você ficar de olho:

MonocromIA

A aposta de construir itens harmonizados nas coleções vem sendo recorrente. Além de ser uma estratégia inteligente de venda, ela traz equilíbrio e facilidade na escolha dos looks no dia a dia. Com isso, o planejamento de visuais monocromáticos vem tendo sucesso nas coleções e se mantendo no topo das tendências para todas as estações.

Edward Crutchley – Londres | Stella McCartney – Paris | Michael Kors – NY | Valentino – Paris

Gola Alta

Os clássicos do inverno são as golas altas. Nessa temporada, foi interessante notar como a presença dessa modelagem se misturou a outros destaques da estação como bordados, combinações monocromáticos e transparências. As golas altas apareceram em composições invernais clássicas e tradicionais, mas também em visuais ousados, sensuais e modernos, unindo-se a outros elementos e contrapondo sua função de proteção do frio, funcionando como adorno.

Hermès – Paris | Tory Burch – NY | Ports 1961 – Milão I Givenchy – Paris | Brandon Maxwell – Londres

Neutros

As tonalidades neutras assinaram presença forte nas passarelas das semanas de moda. O destaque especial ficou por conta das sobreposições, camadas e mix de texturas, propondo uma estética sofisticada e autêntica muito equilibrada. Entre as principais paletas estão os terrosos, cinzas e off white.

Brandon Maxwell – NY | Mara Max NY | Michael Kors – NY | Jil Sander – Milão | Brunello Cucinelli – Milão

Recortes

Assim como a transparência, os recortes seguem a tendência do corpo à mostra e, por meio da composição de espaços estratégicos, visam revelar partes da silhueta. Nas passarelas, as propostas foram diversas, transitando entre ousadia e sensualidade e elegância e sutileza. O detalhe apareceu tanto de maneira predominante vazada, quanto em formatos pontuais e estratégicos, em composições com tule. 

Nensi Dojaka – Londres | Prabal Gurung – NY | Elie Saab – Paris I Nensi Dojaka – Londres I PatBO – NY

Acabamentos especiais

A atenção aos detalhes foi uma das marcas registradas nas passarelas. As coleções mantiveram as apostas na infinita criatividade provinda das técnicas artesanais, principalmente em tramas especiais e bordados em pedraria. O processo handmade foi encontrado também nas aplicações de peças industriais. Observamos constante crescimento do rústico luxuoso, que propiciou a união de referências culturais com riqueza de detalhes na criação de pontos e tramas, tendo no crochê o seu ponto alto.

Valentino – Paris I Prabal Gurung – Paris | MSGN – Milão | Prada – Miião I Claudia Li – NY Chanel – Paris

 

Fotos: Divulgação

Quer ter acesso a mais conteúdos de tendências?

A  Fashion Ideas  é uma plataforma de pesquisa de tendências e edição de conteúdo para os negócios de moda. Nossa plataforma tem como propósito ser um suporte para a indústria de moda feminina com conteúdo segmentado para Vestuário, Malharia Retilínea, Moda Íntima, Plus Size e Fitness. Clique na imagem abaixo e venha nos conhecer

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
SIGA-NOS!
Newsletter

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na fenin?

Inscreva-se!

    Destaques
    Popular
    tags
    Mais Lidos da Semana